O cotidiano pedagógico da Escola de Educação Infantil Lápis de Cor é uma afirmação do compromisso que a Escola mantém com o desenvolvimento e o bem estar de seus alunos.

Um passo a mais no sentido de consolidar uma relação de respeito e prazer em cada etapa de seus alunos. Nossa equipe de trabalho está em constante aperfeiçoamento, valorizando o empenho, a responsabilidade e a eficiência, buscando proporcionar uma recompensa adequada e comprometida com os resultados.

Resultado: “família-escola” se juntam na medida da necessidade, para conseguir os objetivos desejados.

Trabalhamos com a Pedagogia do Afeto mantendo sempre um ambiente acolhedor para a criança se sentir segura. Aproveitamos as ações de Cuidar e Ensinar aproveitando todos os momentos para intervir nas ações diárias de maneira lúdica, tornando todos os momentos prazerosos e proveitosos. Todos os ambientes e salas de aula foram cuidadosamente preparados para atender as necessidades de cada faixa etária.

Nós, da equipe Lápis de Cor, procuramos proporcionar a todos os nossos alunos a possibilidade de um desenvolvimento sadio e seguro, respeitando as diferenças, facilitando a integração social no grupo e sociedade.

Adaptação

O processo de adaptação será em horário progressivo durante a primeira semana de permanência da criança na escola, considerando sua faixa etária e disponibilidade dos pais. Este período poderá ser estendido ou não, dependendo da ambientação da criança e sua evolução. A Escola disponibiliza um funcionário que ficará exclusivamente para atender a criança em adaptação. No caso do Berçário a adaptação é da mamãe e ela deve disponibilizar um tempo para acompanhar o primeiro banho, a primeira refeição e a primeira troca de fraldas, onde ela passa às berçaristas todas as informações sobre a criança e observa a rotina da sala.
Haverá uma entrevista com os pais para o fornecimento das informações gerais da criança. No ato da matrícula é preenchido um fichário com dados da criança, sendo estes dados renovados quando necessário ou em horário previamente agendado pelos pais.

Reuniões e Relatório

Os pais têm a oportunidade de acompanhar e receber orientações sobre o desenvolvimento da criança e do grupo nas reuniões marcadas no calendário escolar, quando serão apresentados os projetos desenvolvidos e o relatório individual. As reuniões individuais com a pedagoga e professores serão agendadas previamente de segunda a sexta-feira, via agenda do aluno ou por telefone. Semestralmente teremos encontros pedagógicos com os pais, através de reuniões individuais ou coletivas.
A diretora pedagógica estará disponível para quaisquer esclarecimentos e/ou dúvidas, com agendamento prévio de horário. A secretaria da escola atenderá diariamente das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.

Agenda

Todo o aluno deverá ter sua agenda escolar padronizada. Esta agenda deverá ser verificada, enviada e assinada diariamente, mesmo que não queira mandar nenhum recado.

Calendário Escolar

Será entregue na primeira reunião de pais com a previsão das datas das principais atividades e eventos realizados na escola, bem como o período de fechamento para as férias coletivas e eventuais emendas de feriados. Alterações são comunicadas com antecedência.